TIC Aplicadas ao Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
A disciplina TIC aplicadas ao ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico tem um papel fundamental na formação de futuros professores, ao explorar as potencialidades das tecnologias digitais no contexto educativo. Esta disciplina permite compreender como ferramentas do quotidiano podem ser utilizadas na aquisição, pesquisa, armazenamento, organização, tratamento e comunicação de informação, promovendo aprendizagens significativas.
O objetivo é proporcionar aos formandos, potenciais futuros professores, conhecimentos pedagógicos e didáticos que lhes permitam conceber, implementar e avaliar sequências didáticas no ensino das TIC no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico.
Esta disciplina desenvolve competências no uso das TIC, contribuindo para a literacia científica, ambiental e tecnológica dos alunos e preparando os formandos para integrar as tecnologias digitais de forma criativa e pedagógica, promovendo um ensino inovador. Os formandos devem adquirir competências capazes de integrar as tecnologias digitais no contexto educativo, promovendo atividades colaborativas e a intervenção no ambiente.
Esta disciplina capacita os formandos a aplicar métodos de organização, criação de estratégias pedagógicas inovadoras, promovendo a aprendizagem ativa e incentivando o trabalho colaborativo e a partilha de conhecimentos.
4ª das 17h30 às 20h30 e sábado das 9h30 às 12h00
No final da frequência deste curso, os formandos devem ser capazes de:
- Identificar os benefícios da utilização das TIC na educação e as estratégias adequadas para a sua implementação nos processos de ensino e aprendizagem.
- Explorar as potencialidades das TIC na pesquisa, aquisição, organização, tratamento e comunicação de informações aplicadas às áreas disciplinares do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico.
- Desenvolver competências na pesquisa de informação na Internet, nomeadamente sobre as potencialidades das TIC no ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico.
- Explorar as potencialidades das TIC do quotidiano, como telemóveis e tablets, em atividades ambientais colaborativas.
- Promover a divulgação e partilha de materiais, metodologias e práticas educativas.
Jovens e adultos com formação de base em áreas não CTEAM; profissionais com formação de base em áreas não CTEAM que pretendam ser docentes nas áreas das tecnologias digitais. Adicionalmente, o acesso aos cursos da área científica de Didática só é possível depois de o candidato ter aprovação em 40 ECTS na sua formação prévia.
Os resultados da aprendizagem são avaliados através de uma componente prática (CP), nomeadamente da realização de um trabalho de grupo (50%) e de uma componente teórica (CT), a qual é constituída por um trabalho individual (50%). Ambas as componentes têm nota mínima de 9,50.