Programação para Dispositivos Móveis
As especificidades dos dispositivos móveis, e as circunstâncias em que são usados, condicionam as decisões de desenho das aplicações, nomeadamente no que trata a disponibilidade de capacidade de processamento e armazenamento, o tipo de conectividade (i.e. intermitente) e eventuais custos financeiros subjacentes, o consumo de energia e a experiência de utilização. Este módulo tem uma abordagem abrangente e prática com o propósito de capacitar os estudantes com habilidades essenciais no desenvolvimento de aplicações para este tipo de dispositivos.
Tópicos:
- A plataforma alvo: arquitetura, modelo de programação e ambiente de desenvolvimento;
- Ciclo de produção: desenvolvimento, instalação, monitoração, diagnóstico e depuração de erros;
- Ativação de componentes: ciclo de vida; modelo de concorrência; hospedagem e comunicação entre processos;
- Construção de interfaces gráficas com o utilizador: controlos gráficos; modelo de eventos; modelo de concorrência. Boas práticas na concepção de interfaces gráficas com o utilizador;
- Armazenamento local de dados
- Comunicação com componentes servidoras e entre dispositivos (e.g. através de web APIs)
- Aspetos de realização e boas práticas considerando as especificidades das plataformas e o propósito das aplicações a desenvolver.
Três sessões por semana: 2a, 4a e 6a das 17:30 às 20:00.
Este módulo capacita os alunos com habilidades essenciais ao desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis tendo em conta as suas especificidades. Estudam-se as consequências das decisões durante a criação de soluções que façam uso eficaz dos recursos computacionais disponíveis, com o intuito de criar soluções de software corretas, robustas e sustentáveis.
Os estudantes que terminam com sucesso este módulo serão capazes de:
- Compreender e fazer uso eficaz de uma das principais plataformas de suporte ao desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis;
- Avaliar as decisões de desenho no desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis;
- Implementar, testar e depurar programas para dispositivos móveis na plataforma escolhida.
Técnicas de Desenvolvimento de Software
Realiza-se avaliação escrita individual (CT) cobrindo os objetivos de aprendizagem 1 e 2 os objetivos de aprendizagem 1 a 3 são avaliados com base na resolução do trabalho prático, a ser realizado em grupo, sujeito a apresentação oral e discussão (CP). A classificação final é obtida através de 0,4 * CT + 0,6 * CP. Para obter aprovação a classificação mínima de CT e CP é 9,50 valores. O cálculo da classificação final é realizado com arredondamento às décimas das classificações CT e CP.