
Princípios de Didática da Informática
A disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), oferecida no âmbito do ensino básico e secundário, apresenta-se como uma forma de promoção do desenvolvimento das competências digitais necessárias aos percursos pessoal e profissional dos nossos jovens. Nesse âmbito, importa proporcionar aos formandos, possíveis futuros professores, conhecimento pedagógico e didático que lhes permita conceber, implementar e avaliar sequências didáticas no ensino da informática e das TIC nos ensinos básico e secundário que contribua para o desenvolvimento das competências digitais dos aprendentes.
Considera-se essencial que os formandos reconheçam Didática da informáticaa presença das TIC e da Informática nos currículos do ensino não superior e tenham oportunidade de analisar e discutir os diferentes normativos curriculares para o seu ensino, nomeadamente no quadro das aprendizagens essenciais definidas para cada ano de escolaridade. Reconhece-se, igualmente, como relevante o contacto com normativos e orientações internacionais para a integração e o ensino destas temáticas. Neste âmbito orientações e quadros de referência propostos pela ACM, pela CSTA e por instituições europeias serão abordadas. Numa segunda fase, procura-se desenvolver conhecimento sobre metodologias de ensino e aprendizagem de suporte à prática do professor e às aprendizagens dos alunos, bem como refletir e discutir propósitos, modalidades e estratégias para a avaliação da aprendizagem.
Duas sessões por semana: 2ª e 6ª das 17:30 às 20:00
Espera-se que, no final da frequência deste curso, os formandos sejam capazes de:
- Conhecer as orientações curriculares para o ensino da informática nos ensinos básico (2.º e 3º ciclo), secundário e profissional;
- Analisar criticamente sistemas, projetos e práticas de integração curricular das TIC, em particular, as orientações curriculares para o ensino da Informática e das TIC;
- Distinguir processos de avaliação das aprendizagens considerando os seus propósitos diagnósticos, formativos e sumativos;
- Desenvolver um repertório metodológico personalizado visando o ensino e a aprendizagem das TIC e da Informática;
- Desenvolver formas de planificação e operacionalização de atividades didáticas no ensino da informática e das TIC.
Jovens e adultos com formação de base em áreas não CTEAM; profissionais com formação de base em áreas não CTEAM que pretendam ser docentes nas áreas das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação. Adicionalmente, o acesso aos cursos da área científica de Didática só é possível depois de o candidato ter aprovação em 40 ECTS referentes aos módulos das áreas de Pensamento Computacional (Programação), Engenharia de Software e Experiência de Utilizador (Interação e Gráficos), ou ter frequentado esse número de ECTS na sua formação prévia.
Os resultados da aprendizagem são avaliados através de uma componente prática (CP), nomeadamente da realização de um trabalho de grupo (50%) e de uma componente teórica (CT), a qual é constituída por um trabalho individual (50%). Ambas as componentes têm nota mínima de 9,50.