Pensamento Computacional e Robótica Educativa
A disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), oferecida no âmbito do ensino básico e secundário, apresenta-se como uma forma de promoção do desenvolvimento das competências digitais necessárias aos percursos pessoal e profissional dos nossos jovens. A integração de pensamento computacional, iniciação programação e robótica educativa têm vindo a ganhar relevância na última década em termos educativos, e vários países têm desenvolvido estratégias e orientações para a sua integração nos currículos dos ensinos básico e secundário. A aprendizagem destas temáticas representa uma oportunidade de desenvolver nos alunos o gosto pela ciência, em particular pelas áreas das tecnologias digitais, e levá-los a compreender melhor o papel da tecnologia nas diferentes áreas da sociedade.
Neste curso procuramos discutir os conceitos base relacionados com cada uma das temáticas, a sua relevância em termos educativos e analisar diferentes abordagens pedagógicas, iniciando com abordagem desligadas aos conceitos de computação, passando pela iniciação à programação através da exploração de ambientes de programação por blocos e finalmente pela utilização da robótica educativa. O objetivo principal é levar os formandos a desenhar projetos e atividades pedagógicas com vista ao ensino destas temáticas a alunos dos ensinos básico e secundário.
Duas sessões por semana: 4ª das 17:30 às 20:00 e sábados das 09h30 às 12:00
Espera-se que, no final da frequência deste curso, os formandos sejam capazes de:
- Conhecer os fundamentos e princípios do Pensamento Computacional;
- Distinguir diferentes abordagens pedagógicas no domínio do Pensamento Computacional;
- Conhecer e selecionar diferentes ambientes de programação visual por blocos, identificando a sua adequação a determinados objetivos e à faixa etária dos alunos;
- Desenhar algoritmos para resolver problemas de diferentes complexidades;
- Compreender os elementos fundamentais da algoritmia e da programação;
- Compreender as diversas tipologias de robôs, sua adequação a diferentes faixas etárias, potencialidades e fraquezas;
- Selecionar, construir e programar robôs para a execução de tarefas e resolução de problemas e desafios adequados aos objetivos e faixas etárias;
- Desenhar projetos e soluções, codificadas através da programação visual por blocos e da robótica em ambiente virtual, para desafios curriculares das TIC e da Informática;
Jovens e adultos com formação de base em áreas não CTEAM; profissionais com formação de base em áreas não CTEAM que pretendam ser docentes nas áreas das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação. Adicionalmente, o acesso aos cursos da área científica de Didática só é possível depois de o candidato ter aprovação em 40 ECTS referentes aos módulos das áreas de Pensamento Computacional (Programação), Engenharia de Software e Experiência de Utilizador (Interação e Gráficos), ou ter frequentado esse número de ECTS na sua formação prévia.
Os resultados da aprendizagem são avaliados através de uma componente prática (CP), nomeadamente da realização de um trabalho de grupo (50%) e de uma componente teórica (CT), a qual é constituída por um trabalho individual (50%). Ambas as componentes têm nota mínima de 9,50.