Modelação 3D e Realidade Virtual
O curso Modelação 3D- Realidade Virtual explica conceitos e apresenta diversos tipos de tecnologias que permitem aos estudantes compreender o potencial de aplicação de cenários virtuais 3D, com ou sem recurso a equipamentos específicos de Realidade Virtual, em áreas tão diversas como o entretenimento, a cultura, diversas situações de treino ou o tratamento de variados tipos de fobias, entre outros
Três sessões por semana:
2ª, 4ª e 6ª das 17:30 às 20:00
Um dos temas mais relevantes no âmbito da competência digital e que potencialmente desperta interesse por parte dos mais jovens diz respeito à capacidade de geração de cenários virtuais 3D, com ou sem elementos animados, que o público tão bem conhece do domínio do entretenimento (filmes e videojogos).
Os tópicos principais abordados são os seguintes: modelação com malhas poligonais e linhas/superfícies paramétricas aplicando transformações geométricas e operações booleanas; a luz e os sistemas de cor; câmara virtual, o tipo de projeção e o volume de visualização associado; animação por keyframing, interpolação e extrapolação; tipos e parâmetros do shading e do rendering; volumes envolventes e técnicas para poupar tempo de processamento.
São ainda abordados conceitos e descritas tecnologias que suportam a realidade virtual e também a realidade aumentada.
Nas aulas teóricas são explicados tópicos no domínio da computação gráfica e da realidade virtual. Nas aulas práticas é utilizado um software interativo (Blender) para pôr em prática a geração de modelos e animações 3D.
O curso Modelação 3D- Realidade Virtual tem como principal objetivo capacitar os formandos para gerar cenários virtuais com um propósito bem definido e compreendendo as bases científicas que servem de base às várias etapas do processo
Exame e trabalho prático