Ambientes Educativos Digitais no Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
A disciplina de Ambientes Educativos Digitais desempenha um papel fundamental no ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico, ao integrar as tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, exploram-se diversas tipologias de ambientes educativos digitais, promovendo a adaptação de métodos e técnicas eficazes para a sua conceção e utilização.
Através de modelos de aprendizagem específicos, a disciplina permite aos formandos, possíveis futuros professores, compreender e problematizar diferentes formas de organização e gestão do currículo. O ensino e a gestão curricular em ambientes educativos digitais são abordados, por forma a capacitar os professores de criarem experiências educacionais significativas e inclusivas. Desta forma, esta disciplina contribui para preparar os professores a enfrentar os desafios do ensino no século XXI, promovendo práticas pedagógicas que respondem às necessidades dos alunos de forma dinâmica e envolvente.
Os formandos da disciplina de Ambientes Educativos Digitais devem adquirir competências para integrar tecnologias no ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, para tal devem identificar tipologias de ambientes digitais, aplicar modelos pedagógicos, aplicar modelos de aprendizagem inovadores e gerir o currículo de forma eficaz. Devem também dominar métodos de conceção de recursos digitais, promover aprendizagens significativas e fomentar a ética e a cidadania digital.
2ª e 6ª das 17h30 às 20h00
No final da frequência deste curso, os formandos devem ser capazes de:
- Analisar diferentes ambientes educativos digitais no Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico, identificando as suas características e tipologias.
- Avaliar as potencialidades e limitações dos ambientes educativos digitais, com base em modelos e teorias de ensino e aprendizagem.
- Conceber ambientes educativos digitais com intencionalidade didática, alinhados com objetivos pedagógicos específicos.
- Aplicar modelos de aprendizagem adequados a contextos digitais no Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico.
- Explorar a relação entre currículo e flexibilidade curricular em ambientes educativos digitais.
- Desenvolver competências de docência e gestão curricular em contextos digitais, incluindo a planificação, organização e regulação do processo de ensino-aprendizagem.
Jovens e adultos com formação de base em áreas não CTEAM; profissionais com formação de base em áreas não CTEAM que pretendam ser docentes nas áreas das tecnologias digitais. Adicionalmente, o acesso aos cursos da área científica de Didática só é possível depois de o candidato ter aprovação em 40 ECTS na sua formação prévia.
Os resultados da aprendizagem são avaliados através de uma componente prática (CP), nomeadamente da realização de um trabalho de grupo (50%) e de uma componente teórica (CT), a qual é constituída por um trabalho individual (50%). Ambas as componentes têm nota mínima de 9,50.