• Sobre
    • Enquadramento
    • Modo de funcionamento
    • Coordenação Científica
    • Corpo Docente
    • Financiamento
  • Programa
    • Estrutura do Programa
    • Calendário dos Cursos
    • Projeto Integrador
  • Áreas Científicas
    • Pensamento Computacional
    • Inteligência Artificial
    • Engenharia de Software
    • Sistemas e Segurança
    • Experiência do Utilizador
    • Didática da Informática
  • Destinatários
    • Critérios de admissão
    • Custos de Formação e Bolsas
    • Candidate-se
Candidate-se
© 2024, Universidade de Lisboa / Politécnico de Lisboa. Todos os direitos reservados.
PRODIGI PRODIGI
  • Sobre
    • Enquadramento
    • Modo de funcionamento
    • Coordenação Científica
    • Corpo Docente
    • Financiamento
  • Programa
    • COL 1
      • Estrutura do Programa
        Áreas Científicas
        Calendário dos Cursos
        Projeto Integrador
    • COL 2
      • Pensamento Computacional
        • Fundamentos da Programação
        • Estruturas de Dados
        • Programação de Sistemas Autónomos
        • Algoritmos e Complexidade
      • Sistemas e Segurança
        • Fundamentos de Sistemas Operativos
        • Fundamentos de Redes de Comunicação
        • Fundamentos de Segurança
    • COL 3
      • Inteligência Artificial
        • Fundamentos de Inteligência Artificial
        • Fundamentos de Ciência de Dados
        • Fundamentos de Recuperação de Informação
        • Tecnologia e Sociedade
      • Experiência do Utilizador
        • Usabilidade para a Web
        • Modelação 3D e Realidade Virtual
        • Multimédia
    • COL 4
      • Engenharia de Software
        • Fundamentos de Base de Dados
        • Técnicas de Desenvolvimento de Software
        • Programação para a Web
        • Programação para Dispositivos Móveis
      • Didática da Informática
        • Princípios de Didática da Informática
        • Pensamento Computacional e Robótica Educativa
        • Ambientes Educativos Digitais no Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
        • TIC Aplicadas ao Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
    • Projeto Integrador
  • Destinatários
    • Critérios de admissão
    • Custos de Formação e Bolsas
    • Candidate-se
Candidate-se
PRODIGI

TIC Aplicadas ao Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

Home / Eventos / TIC Aplicadas ao Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Home Áreas Científicas Didática da Informática TIC Aplicadas ao Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

TIC Aplicadas ao Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

Descrição

A disciplina TIC aplicadas ao ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico tem um papel fundamental na formação de futuros professores, ao explorar as potencialidades das tecnologias digitais no contexto educativo. Esta disciplina permite compreender como ferramentas do quotidiano podem ser utilizadas na aquisição, pesquisa, armazenamento, organização, tratamento e comunicação de informação, promovendo aprendizagens significativas.

O objetivo é proporcionar aos formandos, potenciais futuros professores, conhecimentos pedagógicos e didáticos que lhes permitam conceber, implementar e avaliar sequências didáticas no ensino das TIC no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico.

Esta disciplina desenvolve competências no uso das TIC, contribuindo para a literacia científica, ambiental e tecnológica dos alunos e preparando os formandos para integrar as tecnologias digitais de forma criativa e pedagógica, promovendo um ensino inovador. Os formandos devem adquirir competências capazes de integrar as tecnologias digitais no contexto educativo, promovendo atividades colaborativas e a intervenção no ambiente.

Esta disciplina capacita os formandos a aplicar métodos de organização, criação de estratégias pedagógicas inovadoras, promovendo a aprendizagem ativa e incentivando o trabalho colaborativo e a partilha de conhecimentos.

Número de créditos: 3
Duração (em horas): 22.5
Horários:

4ª das 17h30 às 20h30 e sábado das 9h30 às 12h00

Objetivos gerais:

No final da frequência deste curso, os formandos devem ser capazes de:

  • Identificar os benefícios da utilização das TIC na educação e as estratégias adequadas para a sua implementação nos processos de ensino e aprendizagem.
  • Explorar as potencialidades das TIC na pesquisa, aquisição, organização, tratamento e comunicação de informações aplicadas às áreas disciplinares do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico.
  • Desenvolver competências na pesquisa de informação na Internet, nomeadamente sobre as potencialidades das TIC no ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico.
  • Explorar as potencialidades das TIC do quotidiano, como telemóveis e tablets, em atividades ambientais colaborativas.
  • Promover a divulgação e partilha de materiais, metodologias e práticas educativas.
Pré-requisitos:

Jovens e adultos com formação de base em áreas não CTEAM; profissionais com formação de base em áreas não CTEAM que pretendam ser docentes nas áreas das tecnologias digitais. Adicionalmente, o acesso aos cursos da área científica de Didática só é possível depois de o candidato ter aprovação em 40 ECTS na sua formação prévia.

Métodos de avaliação:

Os resultados da aprendizagem são avaliados através de uma componente prática (CP), nomeadamente da realização de um trabalho de grupo (50%) e de uma componente teórica (CT), a qual é constituída por um trabalho individual (50%). Ambas as componentes têm nota mínima de 9,50.

  • + Adicionar ao Calendário do Google
  • + iCal / Outlook export
calendar

Data: Início / Término

Abr 22 2026 - Mai 20 2026
clock

Horário

5:30 pm - 8:00 pm
folder
Área Científica
Didática da Informática 

Partilhar este Módulo

Outros módulos da mesma Área Científica

Março 16, 2026
Princípios de Didática da Informática
Março 18, 2026
Pensamento Computacional e Robótica Educativa
Abril 20, 2026
Ambientes Educativos Digitais no Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Programa PRODIGI

Programa de Formação em PROgramação / Informação / Cidadania DIGItal – Fortalecer a capacidade formativa, seja ao nível de formação inicial, seja ao nível da reconversão e qualificação digital de diplomados já a exercer a sua atividade profissional.

Contactos

Consórcio

Universidade de Lisboa
IPL / Politécnico de Lisboa

Financiamento

logos_PRR-RP-UE_white

© 2024, Universidade de Lisboa / Politécnico de Lisboa. Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso site. Saiba quais os cookies que este site utiliza em  ou saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

Programa PRODIGI
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos e/ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos.

Com a sua permissão, nós e os nossos parceiros poderemos usar identificação e dados de geolocalização precisos através da procura de dispositivos. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros, conforme descrito acima. Tenha em atenção que algum processamento dos seus dados pessoais poderá não exigir o seu consentimento, mas que tem o direito de se opor a esse processamento. Informamos que as suas preferências serão aplicadas apenas a este website e que os cookies essenciais e analíticos são recomendados para que a sua experiência no nosso website funcione da melhor maneira possível.

Mais informações sobre a nossa política de privacidade aqui.

Cookies Essenciais do website

Estes cookies são estritamente necessários para fornecer os serviços disponíveis nos nossos websites e para usar alguns dos seus recursos, como acesso a áreas seguras.

Mais informações sobre a nossa política de cookies aqui.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.

Cookies analíticos

Estes cookies coletam informações que são usadas de forma agregada para nos ajudar a entender como os nossos websites estão a ser usados ou quão eficazes são as nossas campanhas de marketing.

Please enable Strictly Necessary Cookies first so that we can save your preferences!