• Sobre
    • Enquadramento
    • Modo de funcionamento
    • Coordenação Científica
    • Corpo Docente
    • Financiamento
  • Programa
    • Estrutura do Programa
    • Calendário dos Cursos
    • Projeto Integrador
  • Áreas Científicas
    • Pensamento Computacional
    • Inteligência Artificial
    • Engenharia de Software
    • Sistemas e Segurança
    • Experiência do Utilizador
    • Didática da Informática
  • Destinatários
    • Critérios de admissão
    • Custos de Formação e Bolsas
    • Candidate-se
Candidate-se
© 2024, Universidade de Lisboa / Politécnico de Lisboa. Todos os direitos reservados.
PRODIGI PRODIGI
  • Sobre
    • Enquadramento
    • Modo de funcionamento
    • Coordenação Científica
    • Corpo Docente
    • Financiamento
  • Programa
    • COL 1
      • Estrutura do Programa
        Áreas Científicas
        Calendário dos Cursos
        Projeto Integrador
    • COL 2
      • Pensamento Computacional
        • Fundamentos da Programação
        • Estruturas de Dados
        • Programação de Sistemas Autónomos
        • Algoritmos e Complexidade
      • Sistemas e Segurança
        • Fundamentos de Sistemas Operativos
        • Fundamentos de Redes de Comunicação
        • Fundamentos de Segurança
    • COL 3
      • Inteligência Artificial
        • Fundamentos de Inteligência Artificial
        • Fundamentos de Ciência de Dados
        • Fundamentos de Recuperação de Informação
        • Tecnologia e Sociedade
      • Experiência do Utilizador
        • Usabilidade para a Web
        • Modelação 3D e Realidade Virtual
        • Multimédia
    • COL 4
      • Engenharia de Software
        • Fundamentos de Base de Dados
        • Técnicas de Desenvolvimento de Software
        • Programação para a Web
        • Programação para Dispositivos Móveis
      • Didática da Informática
        • Princípios de Didática da Informática
        • Pensamento Computacional e Robótica Educativa
        • Ambientes Educativos Digitais no Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
        • TIC Aplicadas ao Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
    • Projeto Integrador
  • Destinatários
    • Critérios de admissão
    • Custos de Formação e Bolsas
    • Candidate-se
Candidate-se
PRODIGI

Ambientes Educativos Digitais no Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

Home / Eventos / Ambientes Educativos Digitais no Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Home Áreas Científicas Didática da Informática Ambientes Educativos Digitais no Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

Ambientes Educativos Digitais no Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

Descrição

A disciplina de Ambientes Educativos Digitais desempenha um papel fundamental no ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico, ao integrar as tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, exploram-se diversas tipologias de ambientes educativos digitais, promovendo a adaptação de métodos e técnicas eficazes para a sua conceção e utilização.

Através de modelos de aprendizagem específicos, a disciplina permite aos formandos, possíveis futuros professores, compreender e problematizar diferentes formas de organização e gestão do currículo. O ensino e a gestão curricular em ambientes educativos digitais são abordados, por forma a capacitar os professores de criarem experiências educacionais significativas e inclusivas. Desta forma, esta disciplina contribui para preparar os professores a enfrentar os desafios do ensino no século XXI, promovendo práticas pedagógicas que respondem às necessidades dos alunos de forma dinâmica e envolvente.

Os formandos da disciplina de Ambientes Educativos Digitais devem adquirir competências para integrar tecnologias no ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, para tal devem identificar tipologias de ambientes digitais, aplicar modelos pedagógicos, aplicar modelos de aprendizagem inovadores e gerir o currículo de forma eficaz. Devem também dominar métodos de conceção de recursos digitais, promover aprendizagens significativas e fomentar a ética e a cidadania digital.

Número de créditos: 3
Duração (em horas): 22.5
Horários:

2ª e 6ª das 17h30 às 20h00

Objetivos gerais:

No final da frequência deste curso, os formandos devem ser capazes de:

  • Analisar diferentes ambientes educativos digitais no Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico, identificando as suas características e tipologias.
  • Avaliar as potencialidades e limitações dos ambientes educativos digitais, com base em modelos e teorias de ensino e aprendizagem.
  • Conceber ambientes educativos digitais com intencionalidade didática, alinhados com objetivos pedagógicos específicos.
  • Aplicar modelos de aprendizagem adequados a contextos digitais no Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico.
  • Explorar a relação entre currículo e flexibilidade curricular em ambientes educativos digitais.
  • Desenvolver competências de docência e gestão curricular em contextos digitais, incluindo a planificação, organização e regulação do processo de ensino-aprendizagem.
Pré-requisitos:

Jovens e adultos com formação de base em áreas não CTEAM; profissionais com formação de base em áreas não CTEAM que pretendam ser docentes nas áreas das tecnologias digitais. Adicionalmente, o acesso aos cursos da área científica de Didática só é possível depois de o candidato ter aprovação em 40 ECTS na sua formação prévia.

Métodos de avaliação:

Os resultados da aprendizagem são avaliados através de uma componente prática (CP), nomeadamente da realização de um trabalho de grupo (50%) e de uma componente teórica (CT), a qual é constituída por um trabalho individual (50%). Ambas as componentes têm nota mínima de 9,50.

  • + Adicionar ao Calendário do Google
  • + iCal / Outlook export
calendar

Data: Início / Término

Abr 20 2026 - Mai 18 2026
clock

Horário

5:30 pm - 8:00 pm
folder
Área Científica
Didática da Informática 

Partilhar este Módulo

Outros módulos da mesma Área Científica

Março 16, 2026
Princípios de Didática da Informática
Março 18, 2026
Pensamento Computacional e Robótica Educativa
Abril 22, 2026
TIC Aplicadas ao Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Programa PRODIGI

Programa de Formação em PROgramação / Informação / Cidadania DIGItal – Fortalecer a capacidade formativa, seja ao nível de formação inicial, seja ao nível da reconversão e qualificação digital de diplomados já a exercer a sua atividade profissional.

Contactos

Consórcio

Universidade de Lisboa
IPL / Politécnico de Lisboa

Financiamento

logos_PRR-RP-UE_white

© 2024, Universidade de Lisboa / Politécnico de Lisboa. Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso site. Saiba quais os cookies que este site utiliza em  ou saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

Programa PRODIGI
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos e/ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos.

Com a sua permissão, nós e os nossos parceiros poderemos usar identificação e dados de geolocalização precisos através da procura de dispositivos. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros, conforme descrito acima. Tenha em atenção que algum processamento dos seus dados pessoais poderá não exigir o seu consentimento, mas que tem o direito de se opor a esse processamento. Informamos que as suas preferências serão aplicadas apenas a este website e que os cookies essenciais e analíticos são recomendados para que a sua experiência no nosso website funcione da melhor maneira possível.

Mais informações sobre a nossa política de privacidade aqui.

Cookies Essenciais do website

Estes cookies são estritamente necessários para fornecer os serviços disponíveis nos nossos websites e para usar alguns dos seus recursos, como acesso a áreas seguras.

Mais informações sobre a nossa política de cookies aqui.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.

Cookies analíticos

Estes cookies coletam informações que são usadas de forma agregada para nos ajudar a entender como os nossos websites estão a ser usados ou quão eficazes são as nossas campanhas de marketing.

Please enable Strictly Necessary Cookies first so that we can save your preferences!